WhatsApp Chat

Agradecemos a sua visita! Clique no ícone do Whatsapp abaixo para iniciar uma conversa com a nossa equipe.

WhatsApp Chat
whatsapp+55(11) 4858-1870 

Nenhum produto no carrinho.

Subtotal: R$0,00

Banda Terreiro de Capoeira: CD Berimbau de Ouro

Mais Imagens

Detalhes

O CD Berimbau de Ouro contém 10 faixas inspiradas em ritmos e tendências afro-brasileiros e latino-americanos.  Sabu Meu Mestre Axé Capoeira e Suassuna são composições do Mestre Cascavel; Hora de Lutar é parceria de Cascavel e José de Souza Melo, o Ás de Ouros, também filho do Mestre Sabu.  Caiçara é uma composição do Mestre Cascavel sobre temas tradicionais da capoeira. A morte do Capoeira - melodia do folclore da capoeira recolhida no recôncavo baiano pela professora Emilia Biancardi Ferreira na década de 60 - já teve versões de sucesso gravadas pelo Mestre Suassuna e pelo Mestre Onias. A ‘Iuna’ e o ‘São Bento do Mestre Bimba’ são “toques” tradicionais (padrões ritmo-melodicos, cada um deles associado a um tipo de jogo com características próprias). O ‘São Bento do Mestre Bimba’ é um toque criado pelo mestre Bimba especialmente para um tipo de jogo rápido e ofensivo – que se tornou também a principal característica do estilo de capoeira criado por esse mestre que dirigiu uma escola de capoeira que se tornou conhecida em todo o mundo. A Cavalaria é um toque de “aviso”. No passado os cultos e as danças dos terreiros de candomblé eram proibidos e sofriam perseguições policiais rigorosas. Na Bahia, até a década de 30, os esquadrões de cavalaria eram a força policial encarregada da repressão às manifestações da cultura negra - e a capoeira oferecia a reação possível. Este toque - também chamado de Aviso - entrou para a história da Capoeira com o nome de Cavalaria.
Os componentes da banda se revezam na percussão: agogô, atabaque, adjá, afôxé, berimbau, pandeiro, ganzá, reco-reco – pesquisando e experimentando sons, ritmos e melodias. As músicas nascem da reunião de amigos que se divertem fazendo um som que se pretende agradável aos ouvidos de quem curte sentir o tempo passar. A integração desses elementos compõe um complexo de força ritmo-melódica que, ao final, é apenas música... fácil de ouvir.
Autoria:
A banda Terreiro de Capoeira nasceu da vivência musical dos seus integrantes na comunidade do Terreiro de Capoeira do Mestre Cascavel.
Mestre Cascavel é filho do mestre Sabu, pioneiro na prática e ensino da Capoeira em Goiás. Mestre Sabu ? que vive em Goiânia  é filho do mestre Caiçara (falecido em 1987), mestre-capoeira responsável por uma das escolas tradicionais da capoeira da Bahia no século XX.
Ficha técnica:
A banda é formada por Mestre Cascavel (berimbau), Guerreiro (atabaque, congas), Lince (berimbau, bongô), Macaco, Flora, Kaká e Boi.
O trabalho musical do grupo começou com oficinas e aulas de música (sem fins lucrativos, com ênfase nos instrumentos e ritmos da Capoeira) destinadas a crianças e adolescentes. Essas atividades incluíam conhecimentos sobre o plantio das espécies necessárias para a confecção dos instrumentos afro-brasileiros ? tais como biribas (usadas para fabricar os arcos dos berimbaus), cabaças (empregadas nos afôxés e berimbaus), junco (usado no caxixi), contas de lágrimas (para compor caxixis e chocalhos), bambus (para a fabricação de reco-recos e varetas para tocar os berimbaus), cocos (para a confecção das marácas).

Informação Adicional

SKU cd1000

Comentários do Cliente

Queremos saber sua opinião

Produto: Banda Terreiro de Capoeira: CD Berimbau de Ouro

Parceiros