WhatsApp Chat

Agradecemos a sua visita! Clique no ícone do Whatsapp abaixo para iniciar uma conversa com a nossa equipe.

WhatsApp Chat
whatsapp+55(11) 4858-1870 

Nenhum produto no carrinho.

Subtotal: R$0,00

Berimbau Decoupage e craquelado Africano

Mais Imagens

Berimbau Decoupage e craquelado Africano

Seja o primeiro a avaliar este produto

Berimbau de madeira de biriba tratada, com pintura craquelada branca e dourada, e arte na cabaça em decoupage. Com tema inspirados na África e seus ancestrais.
Simulação de frete

Informe seu CEP para calcular o valor da entrega.



Detalhes

Berimbau de madeira de biriba tratada, especial para tocadores de roda de capoeira, escolhido por exímios tocadores.
Com pintura totalmente artesanal, craquelado em branco e dourado, e arte na cabaça em decoupage. Com tema inspirados na África e seus ancestrais. Berimbau Gunga, médio ou viola, acompanha caxixi, arame e baqueta. O berimbau ou berimbal de peito é um instrumento de corda usado tradicionalmente para compor a percussão na Capoeira, para marcar o ritmo da roda. É ainda conhecido pelos seguintes nomes: urucungo, urucurgo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, ricungo, berimbau metalizado, gobo, marimbau, bucumbumba, bucumbunga, gunga, macungo, matungo, mutungo, aricongo, arco musical e rucumbo. No sul de Moçambique, este instrumento tradicional tem o nome de xitende. Em Angola chamado hungu ou m'bolumbumba.

O berimbau é constituído de um arco feito de uma vara de madeira (verga) de comprimento aproximado de 1,50m a 1,70m e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que funciona como caixa de ressonância. O tocador de berimbau utiliza uma pedra ou moeda (dobrão), a vareta e o caxixi para produzir os sons do berimbau.
Índice

A técnica do berimbau


Segura-se o Berimbau com uma das mãos, à altura da cabaça; com a mesma mão, segura-se a moeda ou uma pedra de areia lavada que, durante o toque do instrumento, será, várias vezes, pressionada contra o arame, de forma a modificar o tom do Berimbau. A cabaça posiciona-se à altura do abdome do tocador, pois este modifica-lhe o som, quando aproxima ou afasta a cabaça de seu corpo. Com a vareta na outra mão, executam-se as batidas no arame; e, na mesma mão da vareta, o tocador segura o Caxixi, de forma a preencher o som da batida da vareta com o som do Caxixi: uma espécie de chocalho.

Origens

Estima-se que o arco musical tenha surgido por volta de 1500 A.C., e instrumentos derivados do arco foram encontrados nas mais diversas regiões do mundo, Novo México, Patagonia, África e estiveram presentes nas mais variadas civilizações, entre elas a egípcia, fenícia, hindu, persa, assíria. Porém há registros do berimbau da forma que conhecemos na África. De lá ele foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos.

Na Capoeira

Caxixi, Moeda e Vareta

O Berimbau é um elemento fundamental na capoeira, sendo reverenciado pelos capoeiristas antes de iniciarem um jogo. Alguns o consideram um instrumento sagrado. Ele comanda a roda de capoeira, dita o ritmo e o estilo de jogo. As variações dos toques (ritmos) do berimbau são inúmeras, entre elas:

    * Angola
    * São Bento Grande de Bimba
    * São Bento Grande de Angola
    * São Bento Pequeno
    * Iúna
    * Cavalaria
    * Santa Maria
    * Benguela

Curiosidades
Debret - Joueur d'Uruncungo

    * Em 1826 o artista francês Jean Baptiste Debret retrata um tocador de berimbau em "Joueur d'Uruncungo".

    * O instrumento é conhecido por ser tema de uma canção popular de Baden Powell de Aquino, grande violonista brasileiro. A letra da música foi escrita por Vinícius de Moraes.

    * Considerado um dos maiores percussionistas do planeta Naná Vasconcelos especializou-se em instrumentos brasileiros, em especial o berimbau, inclusive expandindo a sua técnica.

    * Preservado na Bahia até o presente, o berimbau sempre foi um souvenir típico do Estado, vendido aos turistas muito mais como adorno que como instrumento - colorido e enfeitado, bem diferente daquele que os capoeiristas utilizam.

Fonte: Wikipedia

Informação Adicional

SKU berim_africano

Comentários do Cliente

Queremos saber sua opinião

Produto: Berimbau Decoupage e craquelado Africano

Parceiros