05/02/10

36 ANOS SEM MESTRE BIMBA

05 de fevereiro, é o aniversário da morte de um dos maiores ícones da cultura popular brasileira: Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba. Falecido em 1974, Bimba, o Rei da Capoeira, deixou saudade: mais do que um grande capoeirista, foi um educador, um homem revolucionário que enfrentou a preconceituosa sociedade brasileira com inteligência, diplomacia e elegância, e se afirmou como "um construtor de homens", sem jamais esquecer as suas origens e a sua herança cultural africana. 

O legado cultural e filosófico de Mestre Bimba é perpetuado pela Filhos de Bimba Escola de Capoeira, presidida por Mestre Nenel (foto à direita), que também passa de mão em mão os ensinamentos que recebeu de seu pai e mestre. E é dessa forma que hoje a Capoeira Regional permanece viva; também, todo o trabalho de afirmação da cultura do povo brasileiro realizado por Manuel dos Reis Machado.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em Salvador, BA, acontece dia 05/02/10, na Igreja do Rosário dos Pretos, uma missa em homenagem à memória do nosso patrono: Salve, Mestre Bimba!