Quem conhece o mestre Brasília dispensa qualquer comentário pela jóia de homem que ele é. Para os que ainda não o conhece bem eu não exito em dizer que ele é um dos melhores e exemplos de pessoa que podemos ter como mestre no mundo da capoeira e também fora dela.

O mestre Brasília está lançando esse projedo de seu novo CD e precisa MUITO da ajuda de todos nós. Notem que isso não é uma doação mas sim uma contribuição em forma de uma compra antecipada do CD do qual você receberá mais tarde qdo o cd estiver pronto. Qualquer um dos valores estipulados ajudarão MUITO e será altamente apreciado.

Hoje é aniversário de 77 anos do Mestre Brasília e para comemorar foi lançada essa campanha do seu novo disco "Sorriso no Rosto".

Se envolva, participe e compartilhe com os praticantes e admiradores da capoeira. Todos nós temos a ganhar e principalmente a capoeira pois os trabalhos que o mestre tem feito fazem parte de um legado MUITO VALIOSO para todos nós (capoeiristas ou não!) e participar ajudando é não só um privilégio mas também uma honra!!!



Segue o link para o vídeo completo e mais informações sobre a campanha:
https://www.catarse.me/mbrasilia

Desde já, o Mestre Brasília agradece à todos!

O novo álbum do Mestre Brasília, "Sorriso no Rosto", nasce da junção entre a tradição das músicas das rodas de capoeira e os elementos presentes no repertório da música popular brasileira de outros estilos. Construído por meio da parceria entre o próprio Mestre Brasília e seu ex-aluno Fred Schiera, músico, cantor e compositor, o disco tem como seu principal objetivo a união entre o berimbau, sua linguagem e particularidades de afinação e os demais instrumentos de corda, sopro e teclas. A produção musical, tem em seu planejamento um cuidado redobrado com as harmonias e melodias de forma que as mesmas busquem o maior grau de consonância possível com o berimbau, instrumento concebido como protagonista do disco.

Repertório Álbum "Sorriso no Rosto"
Ê Camará
Ás vezes me Chamam de Negro
Geração Cultivo
Diga pra mim
Bom Uso do Saber
Aonde tu Vais Menina
Amor Meu
Meu Ideal
Por Causa da Amizade
É melhor Lutar e Vencer
Umbigo, Umbiguinho
Liberdade

OBS: o repertório poderá sofrer alterações durante a gravação do disco.


Sobre Mestre Brasilia


Antônio Cardoso Andrade, conhecido como Mestre Brasília, nasceu em 1942 em Alagoinhas, Bahia. Foi discípulo de Mestre Canjiquinha, que por sua vez aprendeu capoeira com Antônio Raimundo - o legendário Mestre Aberrê. Brasília foi um dos precursores da capoeira no Estado de São Paulo e tem importante influência na difusão desta manifestação não só no Estado, como no Brasil e no mundo. Durante mais de cinquenta anos, Brasília realiza um trabalho voltado à valorização da capoeira e, neste tempo, conviveu com renomados mestres como: Bimba, Valdemar, João Pequeno e João Grande. Sua vivência e conhecimento sobre a Cultura Popular são um verdadeiro patrimônio intangível da cultura nacional, que merece ser valorizado.

Em 1965 fundou com Mestre Suassuna a o grupo de capoeira Cordão de Ouro; depois de um período criou outra academia, São Bento Grande, atual Ginga Brasília. Durante sua trajetória, ministrou e difundiu a cultura brasileira e em especial a capoeira, no Brasil e em diversos países (Coréia, Bélgica, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Itália, entre outros).

Mestre Brasília já gravou seis discos com composições de capoeira, samba e outros ritmos brasileiros. Escreveu também o livro: “Vivência e Fundamentos de um Mestre de Capoeira” e produziu dois DVD's ao longo de sua carreira.

Um traço marcante de sua personalidade e de suas lições é a preocupação em orientar seus discípulos com valores éticos e regras morais de convivência em sociedade, contribuindo assim a uma educação para a cidadania.
A Capoeira é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (IPHAN) como expressão artística do patrimônio imaterial da cultura brasileira. Neste sentido, a difusão como forma de preservação é fundamental.
Mestre Brasília diz que a Capoeira “não é apenas esporte, é uma manifestação cultural brasileira que possui um conteúdo muito amplo: temos o ritmo, a poesia, a música, a coreografia, a defesa, o ataque, temos o espetáculo, temos a luta e temos o esporte".