WhatsApp Chat

Agradecemos a sua visita! Clique no ícone do Whatsapp abaixo para iniciar uma conversa com a nossa equipe.

WhatsApp Chat
whatsapp+55(11) 4858-1870 

Nenhum produto no carrinho.

Subtotal: R$0,00

Livro Capoeira - Um instrumento Psicomotor para a Cidadania

Mais Imagens

Livro Capoeira - Um instrumento Psicomotor para a Cidadania

Seja o primeiro a avaliar este produto

Este livro surge da vivência prática e teórica da diversidade da capoeira. O seu objetivo principal é trazer contribuições para o fazer pedagógico dos profissionais que a ela se dedicam, visto que, atualmente, a capoeira passa por um intenso processo de profissionalização. Portanto, é fundamental que o capoeirista trabalhe em prol do seu reconhecimento e da sua valorização. 'Capoeira - um instrumento psicomotor para a cidadania' vem exatamente nessa direção, trazendo elementos teóricos e aplicados para o desenvolvimento da capoeira em seus aspectos gerais e, mais especificamente, para seus aspectos pedagógicos.


Simulação de frete

Informe seu CEP para calcular o valor da entrega.



Detalhes

Gladson de Oliveira Silva é pós-graduado em Natação pela UniABC; professor de Educação Física e de capoeira do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo) e da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer do Estado de São Paulo; coordenador do Projeto Porta Aberta – projeto social desenvolvido no Capão Redondo – SP e coordenador da Projete Liberdade Capoeira – escola de capoeira que desenvolve projetos em escolas, universidades e projetos sociais no Brasil (São Paulo e Pelotas – RS) e no exterior (Argentina, Peru e Espanha).

Vinícius Heine é pós-graduado em Gestão Esportiva pela UPC (Universidade Politécnica da Catalunya – Espanha) e UGF (Universidade Gama Filho); professor de Educação Física do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo) dos programas de capoeira e de atividade física individualizada; coordenador do Projeto Porta Aberta – projeto social desenvolvido no Capão Redondo – SP e coordenador da Projete Liberdade Capoeira – escola de capoeira que desenvolve projetos em escolas, universidades e projetos sociais no Brasil (São Paulo e Pelotas – RS) e no exterior (Argentina, Peru e Espanha).

Sumário

 Capítulo 1 - Capoeira e cidadania Capítulo

2 - Capoeira escolar Capítulo

3 - O caráter lúdico no jogo da capoeira Capítulo

4 - O processo educativo na capoeira Capítulo

5 - A utilização de materiais pedagógicos Capítulo

6 - O ritual da capoeira Capítulo

7 - A capoeira e a criança Capítulo

8 - Jogos e brincadeiras de capoeira Capítulo

9 - Rodas cantadas Capítulo

10 - Os movimentos da capoeira Capítulo

11 - Maculelê Capítulo

12 - Músicas

 

Este livro surge da vivência prática e teórica da diversidade da capoeira. O seu objetivo principal é trazer contribuições para o fazer pedagógico dos profissionais que a ela se dedicam, visto que, atualmente, a capoeira passa por um intenso processo de profissionalização. Portanto, é fundamental que o capoeirista trabalhe em prol do seu reconhecimento e da sua valorização. Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania vem exatamente nessa direção, trazendo elementos teóricos e aplicados para o desenvolvimento da capoeira em seus aspectos gerais e, mais especificamente, para seus aspectos pedagógicos. São feitas abordagens sobre a relação entre a capoeira e os espaços educativos (capoeira escolar), o processo educativo presente na capoeira (e como esse processo se revela nos seus principais elementos – movimentos, jogo, canto, música, bateria e roda), a importância do caráter lúdico e da utilização de materiais pedagógicos diferenciados, a relação entre a capoeira e o mundo infantil (entendendo um pouco mais o que as crianças buscam na capoeira, o que pode levá-las a desistir dela e como incentivar a sua prática). Além disso, serão propostas atividades práticas para o ensino da capoeira, baseadas em longos anos de experiência. Todas as atividades práticas propostas na segunda parte do livro foram aplicadas em forma de aulas ou vivências nas mais diferentes faixas etárias – crianças, jovens, adultos e idosos – e nos mais diversos contextos – universidades, escolas públicas e privadas, cursos de capacitação de professores das redes pública e privada de ensino, congressos nacionais e internacionais de capoeira e de atividade física em geral e projetos sociais em bairros de periferia.

Características:

17x24cm

192 páginas

2x2 cor

capa cartonada

ISBN 978-85-7655-186-7

1ª edição 2008

Informação Adicional

SKU Li-MGladson

Comentários do Cliente

Queremos saber sua opinião

Produto: Livro Capoeira - Um instrumento Psicomotor para a Cidadania

Parceiros