WhatsApp Chat

Agradecemos a sua visita! Clique no ícone do Whatsapp abaixo para iniciar uma conversa com a nossa equipe.

WhatsApp Chat
whatsapp+55(11) 4858-1870 

Nenhum produto no carrinho.

Subtotal: R$0,00

Capoeira e Frevo

Nem só de frevo vive Olinda.
Pernambuco é hoje conhecido como a terra do frevo. Mas não podemos esquecer que além de palco dessa belíssima manifestação folclórica Pernambuco já foi cenário da Capoeira. Durante os séculos XVIII e XIX ( não podemos afirmar anteriormente devido a falta de registros históricos) os principais núcleos da Capoeira eram : Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. Há até alguns estudiosos que afirmam o surgimento dos primeiros capoeiras em Pernambuco.

No século XIX, começaram a formar-se maltas de Capoeira no Rio de Janeiro, cada malta tinha um modo característico de vestir-se e “ comandava” uma determinada freguesia. Em Pernambuco, era costume as maltas desfilarem em frente às bandas militares e particulares para fazer sua segurança. Onde havia uma festa com uma banda de musica lá estavam os Capoeiristas, pulando e marcando o passo. Aos poucos, as maltas, tanto do Rio de Janeiro como de Pernambuco, foram sendo exterminadas pelos chefes de policia e desembargadores e mando do governo.

Hoje, a Bahia tornou-se sinônimo de Capoeira e Pernambuco do frevo, mas ainda há muita capoeira boa escondida nessa terra, como é o caso do grupo são Bento Pequeno de Capoeira angola que realiza um belíssimo trabalho junto á comunidade carente de Olinda

Parceiros